top of page

Retomada 2026

  • giraoadm
  • 8 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Performance do Fortaleza Esporte Clube em 2025.


Análise independente sem nenhum vínculo oficial com o clube


Muitos torcedores diriam “Este ano de 2025 é para esquecer!”. Observando o lado da gestão o comportamento terá que ser totalmente oposto!


O contexto está inserido em um curtíssimo espaço de tempo, aonde saímos de uma classificação direta na Libertadores (2024) para descenso em 2025.


O primeiro ponto é buscar acalmar os ânimos. Fazer uma auto reflexão para trazermos a razão no lugar na paixão. Precisamos profissionalizar não apenas o modelo de gestão, mas a maturidade e atitude mental dos nossos líderes.


O segundo ponto é acolher em todos os níveis a responsabilidade do ano de 2025. Estamos falando do presidente executivo e SAF, aos profissionais de limpeza.   O caminho é o melhor entendimento de que o rebaixamento de um clube não se dá exclusivamente dentro das quatro linhas.  Existem muitos atos de bastidores que fogem aos olhos da imprensa e torcedores e que tem que ser tratado de forma interna como chamamos de uma “lavagem de roupa suja”.


O terceiro ponto é a confirmação da base estrutural para a retomada e reconstrução. Estou colocando neste ponto a confirmação de continuidade do técnico Martin Palermo. Este profissional provou que na pressão soube tirar o melhor dos atletas transformando nos últimos jogos uma performance de G4.  


Após a confirmação da base estrutural vamos as negociações e formação do elenco para 2026.  É fato de que a folha salarial de 2025 terá que ser drasticamente reduzida.


Para isso temos que criar alguns critérios e camadas:


1 – Atletas de baixa performance

Estes terão que ser convidados a sair, mas com muita cautela e responsabilidade financeira em virtude das condições de contratos e rescisões.


2 – Prioridades de permanência no elenco

Manter a base de atletas que se doaram e corresponderam. Fundamental nessa etapa buscar um esforço financeiro do clube para iniciarmos 2026 com mínimo de 40% dos atletas que provaram compromisso e tiveram e entregaram resultados.


3 – Volta a sua essência

O clube tem que retornar a sua grande capacidade de identificar jogadores “desconhecidos” e com alto grau de performance. Um dos erros deste ano foi mudar essa natureza, contratando figurões caros e de baixíssima performance.


O momento é difícil mas precisamos levantar a cabeça e iniciar planejamento para 2026 a partir de agora 08/12/2025.  O foco é realinhar planejamento de retorno à elite do nosso futebol com pés no chão e responsabilidades das decisões, avaliando todos os erros e com humildade buscando corrigir e colocar clube novamente no protagonismo do futebol do Nordeste e do Brasil.  


Autor: ADM. José da Silva Girão Júnior - CRM CE: 6424




 



 
 
 

Comentários


bottom of page