Qual a importância das entradas e saídas? Não estou falando sobre fluxo de caixa!
- giraoadm
- 30 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
O manual de uma boa gestão diz priorizar três áreas:
Pessoas, Processos e Planejamento.
Infelizmente para grande maioria das micros e pequenas empresas, apenas entra em cena o EMPREENDEDOR com suas ideias, sonhos e experiência. São raros reunirmos habilidades técnicas e comportamentais de um GESTOR neste mesmo indivíduo.
Voltando para o título deste conteúdo, refiro-me a Gestão de Pessoas, mais especificadamente ao processo de contratação (Entradas) e Demissão (Saídas). Trata-se da base de formação da “alma” de sua empresa.
Hoje vamos desenvolver sobre as ENTRADAS.
Processo de seleção:
Saber escolher profissionais de sua empresa é uma das principais habilidades de sucesso para o seu negócio. Precisamos avaliar alguns pontos essenciais que não apenas as habilidades técnicas. Segue abaixo um descritivo completo do seu processo de contratação:
1 - Ficha
o Nome do cargo
o Expectativas técnicas
o Exigências comportamentais
o Autonomia hierárquica
o Remuneração
o Benefícios
o Carga horária
o Plano de carreira (se existir)
2 – Publicação e comunicação da vaga
Utilização das redes sociais da empresa e outras ferramentas de captação de currículos. Utilizamos também grupos específicos de WhatsApp de recrutadores. Interessante criarmos um banco de dados / Currículo, dentro das normas LGPD. Assim reduzimos o tempo de captação primária dos candidatos.
3 – Filtragem inicial
Esta poderá ser automatizada através de algumas plataformas especialistas ou direcionadas a uma equipe de RH e seleção para execução desta etapa.
4 – Avaliação I: Análise de referências
Busca por contatos junto as empresas ou responsáveis destas pessoas em trabalhos anteriores. É essencial conhecermos o passado e motivação de seus desligamentos.
5 - Avaliação II: Aderência Cultural
Para todos os candidatos pré-selecionados realizar teste para identificar a conexão com a Cultura organizacional e seus balizadores estratégicos (Missão, visão e valores).
6 – Avaliação III: Conhecimentos técnicos
Realização de testes para identificar as habilidades técnicas que o cargo exige.
7 – Avaliação IV: Habilidades comportamentais
Realização de testes para identificação de características e componentes comportamentais que o cargo exige.
8 – Entrevista I: Liderança RH
O responsável por seu processo de seleção estará com todas as avaliações anteriores em mãos e frente a frente com o candidato(a), e poderá avaliar mais profundamente seus resultados. Nesta etapa será aprovado máximo 4 candidatos. Para a próxima etapa o responsável do RH formalizará relatórios sobre aprovados e reprovados. Dentre os aprovados o RH irá escolher 1 como sugestão para contratação.
9 – Entrevista II: Gestores
O responsável pelo setor irá realizar mesmo procedimento junto aos candidatos com adicional do relatório realizado pelo responsável RH na etapa anterior. Para próxima etapa o gestor responsável irá passar para entrevista final apenas 2 candidatos com 1 sugestão de contratação.
10 – Entrevista III: Validação donos da empresa
Os sócios proprietários irão avaliar as duas indicações anteriores e escolher qual será o candidato escolhido. Nesta ação é necessário a presença do Líder de RH e do Gestor da área.
Prof. JOSÉ DA SILVA GIRÃO JÚNIOR - CRA CE 6424
Palestrante e consultor
(85) 9 9190 1801 - WhatsApp
@giraoconsultoria_oficial - Instagram
@girao.palestrante - Instagram
Click no link e tenha acesso as obras do professor:
Gestão e Corpo humano - Coração
Gestão e Corpo humano - Órgãos sensoriais
Finanças descomplicadas - Seu guia pessoal
Experiência do cliente para bares e restaurantes
Marketing odontológico







Comentários