Estratégias de Precificação e Lucratividade na Odontologia
- giraoadm
- 5min
- 2 min de leitura
Gostaria de iniciar este conteúdo com uma pergunta direcionada a você, profissional da odontologia. Como é o processo de precificação dos seus tratamentos? Se sua resposta for com base nos seus concorrentes, e o mercado, este artigo é para você!
Vou descrever um número bastante alarmante. Estatísticas internas de auditorias realizadas pela Girão Consultoria informa que a cada 10 tratamentos auditados, 8 estão com prejuízo ou margem de contribuição negativa. Podemos observar que 80% dos preços praticados não pagam seus custos! Este sério problema pode ser traduzido no seu dia a dia da seguinte forma: “Vejo entrar dinheiro, mas não fica a minha conta corrente, evapora!”.
A precificação é um processo complexo e multidisciplinar. Vamos organizar a sua estruturação técnica:
1 - Base metodológica
A sua essência se baseia em 3 pilares. O primeiro é o diagnóstico do seu preço de custo. Neste iremos identificar seus gastos com os materiais utilizados no tratamento, o cálculo de sua despesa hora e a inclusão dos impostos.
2 - Variáveis mercadológicas
Economia
Existem duas naturezas econômicas no processo de precificação. Os tratamentos inelásticos e os elásticos. O primeiro se refere aos serviços que possuem suas causas primárias de demanda nas dores ou serviços de emergências, e que não podem deixar para amanhã. O paciente precisa fazer e não vai olhar para o preço nessas circunstancias. O segundo, os serviços elásticos o poder de barganha muda de lado e passa a ser do paciente. Aqui não tem pressa e a sua avaliação será mais minuciosa.
Persona
Temos 3 perfis básicos. O perfil popular onde aqui existirá uma competição acirrada por preços. O segundo são pacientes de alto poder aquisitivo, procuram valores e irão exigir do dentista materiais de alta qualidade e resultados com maior expectativa de resultados. O terceiro e muito além do dinheiro. São clientes famosos e que irão por exemplo fechar a sua clínica para serem atendidos.
Posicionamento
Trata-se de uma forma de como o dentista quer ser visto pelo mercado. O posicionamento do "bom e barato" é direcionado uma comunicação ao público popular. O posicionamento de alto valor e exclusividade se coloca a atender e se comunicar com público mais seleto e exigente. Você precisa escolher qual jornada do paciente irá caminhar.
Autoridade do profissional
A sua notoriedade irá também influenciar na sua política de preços e público-alvo. É necessário aumentar sua participação em eventos online, palestras. A outra prova social que terá ser desenvolvida é a sua credibilidade perante ao seus colegas de profissão. A sua influência no CRO e CFO farão total diferença.
Podemos observar que precificar requer conhecimentos em várias áreas e estratégia de mercado.
Se você ficou interessado(a) neste assunto e queira solicitar um orçamento de auditoria de precificação dos seus tratamentos, entre em contato direto com nosso WhatsApp através do link https://wa.me/message/CSV4FKIMEGVBC1 e solicite seu orçamento.
José Girão Júnior
Fundador e Diretor Girão Consultoria.
@giraoconsultoria_oficial
Click no link e tenha acesso as obras do professor:







Comentários