top of page
  • giraoadm

Odontologia e gestão

Atualizado: 14 de out. de 2022


Hoje este artigo é direcionado para profissionais Cirurgiões dentistas que estão iniciando a sua carreira ou que já possui anos de profissão. O exercício da profissão exige conhecimentos que vão além de sua capacidade técnica e habilidades odontológicas.


O mundo é BANI, e precisamos entender cada item desta nova realidade. A pandemia nos acarretou aceleração da imersão da tecnologia em nossas vidas pessoais e profissionais. Quais são novos modelos de conexão com nossos pacientes, demandas e principalmente comportamento de consumo de serviços odontológicos.


O estudante de odontologia não passa por nenhuma experiência de conhecimentos na área de gestão durante todo o processo de sua formação. Este detalhe se faz fundamental quando o profissional inicia processo de empreender, iniciando a abertura do seu próprio consultório. Para esta jornada é necessário investimento em sua capacitação técnica e especializações, criando o seu diferencial competitivo. O ICEO é uma excelente oportunidade para que possa buscar ser um profissional mais competitivo e completo em um mercado de trabalho bastante complexo e competitivo. É preciso conhecer e desenvolver um conjunto de habilidades para que possa desenvolver um projeto lucrativo e de longevidade de sua empresa.

Irei descrever neste artigo alguns pontos em que se faz necessário para que aumente as suas chances de sucesso no segmento da odontologia. Importante salientar que a ambiência de negócios possui variáveis externas, e que fogem completamente de nossos controles. A questão é estarmos atentos a todos os seus movimentos e preparados para agirmos de forma rápida e assertiva em todas as etapas de nossos processos de decisões.

Segue abaixo algumas dicas importantes!

1 – Propósito no que faz

Este ponto é básico e essencial para qualquer carreira. O foco não é o aspecto financeiro, mas sim uma consequência do seu trabalho. Sempre faço uma pergunta para meus alunos e clientes: “Se você hoje não precisasse mais de trabalhar para viver com conforto, continuaria a exercer a sua função de cirurgião dentista? Se a resposta for sim, tenha a certeza de que a carreira que escolheu existe um propósito e conexão com a sua essência.

2 – Gestão Financeira

Fator essencial para qualquer negócio. O desafio da odontologia em caráter básico e fundamental é buscarmos identificar qual é a sua Margem de contribuição (MC) de cada tratamento realizado. Em resumo é saber se o preço dos seus serviços estão cobrindo todo o custo da operação e mark up! Reforçando para que esteja trabalhando com lucro e é necessário entender a composição de todos os custos envolvendo individualmente cada tratamento realizado. Podemos citar o gasto com materiais, o custo da despesa hora e alíquotas referente aos impostos diretos. Caso seja enquadrado no SIMPLES NACIONAL, é importante saber se estão participando do ANEXO III ou ANEXO V.

A segunda etapa deste trabalho se faz necessário a elaboração dos KPIs ( Key performance indicator) ou índices de desempenhos financeiros. Aqui o importante é monitoramento e leitura dos resultados para as tomadas de decisões. Estamos falando de índices de lucratividade, rentabilidade, liquidez, ponto de equilíbrio, acompanhamento da D.R.E e Fluxo de caixa.

Outra dica importante para melhorar processos financeiros é a elaboração do pró-labore. Com isso iremos realizar a separação total das contas de pessoa física e jurídica e desta forma iremos criar ambiente transparente e aditável para resultados do seu consultório.

3 – Gestão de Marketing

Qual é o papel do marketing para o seu consultório ? Estamos vivenciando uma aceleração comportamental e consumo devido a imersão tecnológica decorrente do processo da pandemia de covid-19. É necessário entendimento de todo este fenômeno começando em primeira estância a identificação do seu persona. Este detalhe irá acometer todo um ajustamento de comunicação e de esforços para a conquista e fidelização do perfil do seu paciente. Precisamos ter o conhecimento de dois processos fundamentais: Prospecção e fidelização.

O primeiro trata da conquista de novos pacientes, e o segundo, do trabalho em sua base de clientes. Utilizo sempre o exemplo de você querer encher um balde furado. Água entra e sai da mesma velocidade. E assim acontecerá se não cuidar dos seus pacientes já existentes, e se preocupar apenas a trazer novos. Outros processos aqui são necessários reforçar como podemos citar Branding, Análise de Swot, 5 forças de Porter, planejamento estratégico e NPS – monitoramento da satisfação do paciente.

4 – Desenvolvimento Humano

A dica especial é para o seu atendente ou recepcionista. Para que possamos desenvolver um modelo de consultório lucrativo é preciso que este profissional desenvolva novas habilidades. A função de atender telefone é marcar pacientes já faz parte do passado. Precisamos formar profissionais com habilidades gerenciais e que desenvolva a administração do seu consultório, referindo-me a todas as atividades operacionais. O cirurgião dentista terá que focar no ATENDIMENTO e entender que a gestão operacional é do atendente-gerente. As funções de gestão do profissional da saúde é de apenas solicitar relatórios, desenvolver leitura estratégica e tomar decisões. As tarefas contas a pagar, contas a receber, manutenção, compras dentre outras não poderá mais tomar o tempo do cirurgião dentista.

5 – Odontologia 4.0

O mundo não é mais o mesmo e a odontologia não fica atrás. Precisamos entender que nenhum negócio pode ficar a margem desta evolução tecnológica. A inteligência artificial já é uma realidade no segmento. Podemos citar alguns exemplos:

  • Softwares utilizados para prever áreas que são mais lucrativas e demandam mais abastecimento.

  • Escaneamento facial.

  • Soluções com o ChairFill, que ocupa as cadeiras do consultório com os tratamentos mais rentáveis para o tempo disponível do dentista.

  • CAD – Computer-aided design. É utilizado para criar desenhos técnicos e que necessitam de alta precisão.

  • CAM – Computer-aided manufaturing: são sistemas que, por meio das informações passadas pelos sistemas CAD, fresam os projetos.


Caso tenha interesse em conhecer de perto todos estes processos. entre em contato com nossa empresa. Disponibilizamos mentoria para gestores–dentistas e consultoria para seu consultório de forma online para todo o Brasil e presencial. Trabalhamos com banco de horas flexíveis e que se encaixa na disponibilidade de tempo e investimento.

Nossos Contatos:

WhatsApp: (85) 99190 1801

E-mail: giraoconsultoria@gmail.com

Site: www.giraoconsultoria.com.br

Instagram: @giraoconsultoria_oficial

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.



16 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page