top of page
  • giraoadm

O TEMPO

Começaremos com a seguinte reflexão do escritor José Saramago: “ Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”

O tempo já não é mais o mesmo. O que a tecnologia tem com isso ?

A velocidade de nossas necessidades, e a busca por resultados imediatos, estão à frente do tempo natural de execução das coisas. Estamos perdendo a saúde mental e a conexão de vivenciar cada etapa do processo.

O mundo transcorre em um ritmo humanamente impossível de acompanhar. Já passamos pelo mundo V.U.C.A e hoje vivenciamos a maturidade do mundo B.A.N.I.

CAUSAS

Desde a primeira revolução industrial, passamos por processos de evolução, seja nos meios de produção, tecnologia e comportamentos. A grande questão aqui é estarmos atentos e desenvolver a expertise de identificar a essência de cada transformação. É necessário modificar o viés de investigação, trocando o porquê pelo para que ! A pandemia não trouxe nenhuma novidade, mas apenas uma aceleração absurda de todos esses processos.

CONTEXTO

O mundo VUCA e BANI são apenas as consequências de modelos de conceitos de mundos. Estes são elaborados em decorrência das transformações das chamadas tecnologias disruptivas em nossos comportamentos humanos e de consumo. Em resumo o BANI nos traz algumas características a observar. A primeira é a FRAGILIDADE. Esta ocorre em decorrência da velocidade e volatilidade das coisas e comportamentos. O tempo está passando em uma altíssima velocidade. Tudo é muito frágil !

A outra é a ANSIEDADE. Toda essa instabilidade gera a sensação de impotência. A má administração do tempo e a busca por querer acompanhar as velocidades mundanas, é o início de um ciclo perigoso para sua saúde mental. O grande desafio deste século é VIVER UM DIA DE CADA VEZ. Imagine-se realizando uma viagem, em uma estrada a noite. O seu planejamento será o farol de alto alcance, mas concentre-se na faixa dos 30 metros á frente do carro.

A NÃO-LINEARIDADE é outra face do BANI. Aqui grandes esforços podem não resultar em nenhum benefício e pequenas decisões poderão impactar de forma massiva em resultados extraordinários. O exemplo que trago para este comportamento são as Redes Sociais. Porque alguns MEMES possuem altíssimo alcance e outras publicações com conteúdos estratégicos não ?

O resultado de todas as características acima irão nos trazer o INCOMPREENSÍVEL. Todos os fatos e seus resultados fogem ao nosso entendimento. É nesse contexto que podemos claramente identificar que tanto as causas como as soluções, estão também na ambiência da tecnologia.

SOLUÇÕES

Todo o cenário descrito é fruto da chamada Big data. Podemos afirmar que se trata de um grande TSUNAMI de dados, que são produzidos pelo avanço das tecnologias disruptivas como 5G, IA, IOT, Realidade aumentada e virtual, Manufatura aditiva e subtrativa.

Como podemos desenvolver para que possamos vencer esse desafio, através do uso da tecnologia ? A resposta é simples, BUSINESS INTELLIGENCE.


DIFERENCIAL

A questão central é desenvolver o equilíbrio entre a tecnologia e o capital intelectual. Em um contexto saudável, é necessário trazer para o processo o entendimento humano.

O desenvolvimento do projeto de BI não requer apenas tecnologia. É fundamental buscar conhecimento de que sua empresa possui maturidade para imergir na cultura de dados e seus benefícios. Não é imposição, mas uma conquista em favor de alinhamento estratégico e engajamento.

José da Silva Girão Júnior

Professor, consultor e palestrante

(85) 9 9190 1801

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page