top of page
  • giraoadm

Mundo V.U.C.A.


Somos resultados de um processo de evolução que envolve tecnologia e relações humanas. Fato é que este desenvolvimento vem ocorrendo desde a primeira revolução industrial, mas que sofreu uma aceleração absurda no pós pandemia. A novidade não são as mudanças, mas sim a sua velocidade.

Estamos passando por momento de profundas transformações. Podemos citar o termo Big Date no início de 2010 e que a partir de 2021 perde força para Small date. Interessante salientar que na onda do grande tsunami de dados, a quantidade era relevante para toda a estrutura de B.I. Hoje temos nova perspectiva, onde pequenas quantidades de dados retiradas de fontes diferentes é que está direcionando o mundo das informações e tecnologia.

O mundo se tornou uma grande bolha de experimentação e metamorfose.

Antes da pandemia o marketing possuía uma característica de observar padrões de comportamentos do passado para direcionar tendências futuras. Neste contexto tínhamos grande nível de assertividade, pois as mudanças ocorriam em seu curso natural. A Covid-19 modificou esse ponto de vista no campo observatório. O passado não é mais o mesmo, onde as fontes de informações neste novo cenário são coletadas praticamente em TEMPO REAL. Fatos ocorridos nas últimas 72 horas já faz parte de um passado não com tanta relevância para a ciência de dados.

Diante de todas as informações citadas, o que seria o mundo V.U.C.A. ?

Esse termo não é novo! Teve seu início na década de 1990, na época pós-Guerra Fria, e foi utilizada para explicar a complexidade e as incertezas da situação geopolítica mundial.

Por volta do ano de 2008 este conceito passou também a ser aplicado na ambiência de negócios, devido as graves consequências da crise ocasionando imprevisibilidade para tomada de decisão organizacional.

Vamos entender as suas principais características. VUCA é considerada o acrônimo dos seguintes termos em inglês:

Volatility, ou volatilidade

Podemos dizer que a rapidez nas ocorrências e transformações de mundo devido incremento do uso da tecnologia vem tornando conceitos voláteis.

Um ótimo exemplo disso está nos meios de comunicação. Enquanto o rádio levou quase 40 anos para alcançar uma audiência de 40 milhões de pessoas, a televisão alcançou o mesmo objetivo em 10 anos e a internet em 3 anos.

Uncertainty, ou incerteza

Uma empresa sem nenhum desenvolvimento de projetos de business intelligence se torna quase impossível a prever algum fato relevante que faça diferença em sua gestão estratégica. A incerteza requer movimento de investimentos na área de TI para mineração de dados, em tempo real.

Complexity, ou complexidade

O entendimento dos processos envolvendo as evoluções comportamentais em detrimento da relação social e profissional da tecnologia em nossas vidas tornou o mundo muita mais complexo.

As novas gerações estão surgindo para o mercado de uma forma muito mais exigente e complexa.

Ambiguity, ou ambiguidade

Um dos significados da palavra nos remete a seguinte descrição: “Que desperta dúvida, incerteza, indefinido. Que admite interpretações”.

Essa característica se torna natural a partir do momento em que muitos terão acesso as informações e este fato poderá acarretar inúmeras opiniões conforme a sua interpretação com base na sua experiência cognitiva.

Na próxima postagem iremos descrever a evolução do mundo V.U.C.A. denominado MUNDO B.A.N.I.

O assunto despertou interesse ? Entre em contato com nossa equipe: W.P.P. +55 (85) 99190 1801 ou siga nossas redes sociais através do perfil do Instagram: @giraoconsultoria_oficial.

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page