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COMPORTAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA

A saúde financeira de uma empresa é, sem sombra de dúvida, um dos pilares fundamentais para o seu sucesso e continuidade no mercado. Embora muitas vezes seja abordada sob uma ótica estritamente numérica, a verdade é que a gestão financeira está intrinsecamente relacionada ao comportamento humano. Este artigo explora a intersecção entre finanças e comportamento humano, evidenciando a importância de entendermos os dois em conjunto para alcançar resultados empresariais ótimos. O trabalho nesta área consultiva é necessário buscar abordagens multidisciplinares com ênfase na formação comportamental dos empresários e sua relação com o dinheiro.  Muitos cases da consultoria identificamos que um dos principais fatores críticos de sucesso para melhorar resultados estão na abordagem sistêmica de pensamentos e cultura dos líderes e empresários. Emoção e Racionalidade na Tomada de Decisões Financeiras Tradicionalmente, assume-se que as decisões financeiras são tomadas com base em informações objetivas e análises racionais. No entanto, os seres humanos são seres emocionais por natureza, e as suas emoções frequentemente influenciam — tanto positiva quanto negativamente as decisões financeiras.

É necessário buscar estruturar todo o processo de decisão para que possamos criar vínculos racionais e com base na orientação de dados. Para isso se faz organizar todos os dispositivos de captação, análise e desenvolvimentos de novos insights para construirmos uma base sólida de uma cultura onde possamos nos blindar de qualquer aspectos pessoais ou comportamentais que tragam ameaças ao nosso poder de decisão.


O Efeito das Emoções

O medo, por exemplo, pode levar a decisões defensivas, como a retenção excessiva de caixa por receio de futuros déficits financeiros, limitando assim a capacidade de investimento da empresa. Por outro lado, o excesso de otimismo pode resultar em superestimação das projeções de vendas e lucros, levando a investimentos arriscados que podem não se pagar.


Um exemplo notável de como as emoções podem afetar negativamente a gestão financeira nas decisões empresariais é o caso da Enron Corporation, uma das maiores falências na história dos Estados Unidos. Fundada em 1985, a Enron foi uma das maiores empresas de energia, commodities e serviços do mundo. Chegou a ser uma das empresas mais inovadoras da América, segundo a revista Fortune.


À medida que a Enron expandia, as emoções começaram a superar a razão nas decisões de gestão financeira. O orgulho, o otimismo e a ganância conduziram a liderança da empresa a criar uma estrutura financeira extremamente complexa e opaca, com múltiplos veículos de propósito específico (VPEs) destinados a manter as dívidas fora do balanço patrimonial.



O Papel da Educação Financeira


Educadores financeiros enfatizam a importância de compreender aspectos comportamentais para o desenvolvimento de uma inteligência financeira que vai além da habilidade de calcular juros ou balançar orçamentos. Uma educação financeira robusta deve incluir o entendimento de que nossas inclinações psicológicas podem distorcer nossas percepções de risco e recompensa.


Em todas as consultorias realizadas por minha empresa, sempre enfatizo uma frase a todas as lideranças, “Não existem empresas equilibradas financeiramente por pessoas que não possuem esse equilíbrio financeiro em suas vidas pessoais.”. 


A educação financeira a todos os colaboradores é essencial para que possam desenvolver viés de crescimento e prosperidade, evitando que os problemas de ordem pessoal-financeiro atrapalhem a sua concentração e produtividade.



Cultura Organizacional e Gestão Financeira


A cultura organizacional desempenha um papel central em como as decisões financeiras são tomadas e implementadas na prática. Uma cultura de transparência e responsabilidade pode incentivar uma gestão de risco mais eficaz e uma alocação de recursos mais disciplinada.


Quando executamos planejamento estratégico, iniciando as devidas revisões das bases estratégicas e diretrizes de crescimento, ligadas a uma cultura organizacional voltada para resultados e com base na valorização humana.

Importante que todos os setores, lideranças e processos internos estejam conectadas a sua cultura organizacional. Desta forma podemos potencializar resultados e realizar os devidos controles e gestão financeira.


Líderes que demonstram abordagens financeiras prudentes e estratégicas podem incutir esses valores em toda a organização. Por outro lado, lideranças que focam exclusivamente em resultados de curto prazo podem encorajar um comportamento financeiro impulsivo e de alto risco entre as equipes.



Gestão de Talento


Investir na seleção e no desenvolvimento de talentos com fortes competências financeiras e um bom entendimento de comportamento humano é crítico.


Indivíduos que podem equilibrar pensamento analítico e percepção comportamental são ativos valiosos na realização de previsões financeiras e na tomada de decisão.


Capital intelectual é o seu maior ativo!



Resistência e Aceitação de Mudanças no Comportamento Financeiro


Mudanças na estratégia financeira de uma empresa nem sempre são recebidas de braços abertos. A inércia organizacional pode ser uma barreira significativa, em especial em empresas com tradições enraizadas.


Uma compreensão do comportamento humano torna-se fundamental na gestão de mudanças, permitindo antecipar resistências e desenvolver estratégias para superá-las.


Este processo de mudanças passa por várias etapas.  A primeira é implantar sistemas de inovação buscando participação ativa de todos os colaboradores.  É importante que possamos elaborar programas de acolhimento e uma maior transparência, mostrando para todos os benefícios e a mudança de status da empresa.


A avaliação comportamental realizada pela equipe de Desenvolvimento humano ou RH se faz ativa em todas as etapas dessa importante ferramenta estratégica de sua empresa.  


Em resumo precisamos aprimorar nossas habilidades comportamentais para que a aplicação das habilidades técnicas possam surtir efeitos positivos em toda a organização.


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