top of page
  • giraoadm

INOVAÇÃO: Cultura Organizacional

Este tema está no centro das atenções no mundo corporativo. Para alguns de forma equivocada, direciona a necessidade de Inovação apenas para grandes empresas nacionais e multinacionais. Precisamos entender que esta necessidade se faz presente em qualquer ambiente, segmento e porte de empresas, e não se trata do volume de investimentos financeiros, mas sim do grau de capacidade de absorção da essência das tendências que se modificam cada vez mais com maior velocidade.

No contexto do agronegócio, produtividade e sustentabilidade, é necessário a realização de estudos profundos das variáveis ambientais , mercadológicas e características do solo.


Em nossas empresas funcionam da mesma forma! Para iniciarmos uma implantação de processos de inovação em ambientes organizacionais, necessitamos de avaliar os aspectos culturais, tendências de mercado e tecnologias aplicadas. A decisão por aporte de investimentos requer responsabilidade e visão para amenizar todos os riscos envolvidos nestas operações.


Segue a transcrição de processos que são essenciais para a implementação de sua cultura organizacional conectada com as demandas de inovação.

Podemos considerar o conceito de CULTURA ORGANIZACIONAL sendo o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados na empresa. Essas características criam uma “identidade” na organização, definindo como ela otimizará seus processos e conduzir seus negócios.

Esta cultura está preparada e estruturada para acolher o processo de inovação e conexão com as novas demandas de mercado ?

Precisamos aferir a capacidade de desenvolvermos alguns processos importantes para preparação do “solo”, para estarmos atentos aos movimentos externos e internos de todo o mercado e seus participantes. Vamos mostrar quais os processos necessários para realizar essa conexão de CULTURA e demanda por INOVAÇÃO.

AÇÃO COLABORATIVA

O desenvolvimento de uma comunicação ativa e transparente em todos nossos processos internos se faz necessário para alinhamento estratégico de nossas empresas. Tirar do papel a missão, visão e valores é a essência desta fundamental etapa para construção de uma cultura de inovação.

Para este fim iremos desenvolver o ENGAJAMENTO INTERNO e colaborativo das equipes. É importante estarmos alinhado, empresa e colaboradores com a forma que buscamos entregar a nossa solução para o mercado, a direção estratégica e situação futura com todos os seus benefícios claros e transparentes, e a conexão dos valores da empresa e funcionários. A ligação do propósito pessoal e profissional precisam estar coerentes !


MOTIVAÇÃO

Podemos ter como base dois aspectos. O salário financeiro e o emocional. O primeiro considero básico, mas essencial para que possamos através do trabalho, cobrir todas as nossas necessidades materiais. É inaceitável o empresário buscar pagar seu funcionário abaixo do mercado, imaginando que estará aumentando seus lucros.


Em relação ao salário emocional, não é apenas dinheiro que segura um bom profissional ! Precisamos estimular a extinção de qualquer tipo de assédio! Elaborar uma estrutura onde o funcionário possa enxergar a sua evolução na estrutura hierárquica, e desenvolver a AUTONOMIA e CONFIANÇA nos colaboradores, investindo em uma liderança participativa e que saiba colocar desafios profissionais estimulantes, para levarmos a equipe a um novo patamar.

Em um ambiente saudável, monitorando o clima organizacional e direcionando uma cultura de premiações por meritocracias. Neste aspecto precisamos de pessoas que entendam a essência de sua empresa e que estejam engajadas e orientadas a percorrer todo o caminho dos objetivos corporativos e que estejam conectados com seus objetivos pessoais.

CULTURA DO MEDO

É necessário olharmos para os erros de uma forma mais estratégica. Na evolução do conceito de resiliência, é o que denominamos de ANTIFRÁGIL.


O autor Nassim Nicholas Taleb demonstra que devemos buscar dentro de variáveis de estresse e conflitos, maturidade para desenvolvermos um processo de avaliação e elaboração de uma nova forma de solução. No conceito de resiliência, que é um fator físico, ocorre o desgaste, mas ele retorna para o mesmo status quo, não identificando evolução. Vamos desenvolver as atitudes que busquem sair da inércia do medo e incentivar a CRIATIVIDADE e a responsabilidade diante dos riscos que devemos correr para sairmos de nossa zona de conforto.


Para ilustrar a cultura de tolerância ao erro, considere o exemplo da Amazon. Esta sofreu uma derrota considerável quando tentou lançar seu próprio celular, o Amazon Fire. Apesar de o produto não ter conseguido alcançar o sucesso esperado, o fracasso produziu muitos questionamentos e uma escada para o seu aprimoramento. A equipe de engenharia que trabalhou na comunicação do aparelho acabou desenvolvendo o Amazon Echo e a Alexa. A partir de um fracasso financeiro, surgiu uma inovação de sucesso.



CRIATIVIDADE

Esta etapa somente será viabilizada se conseguirmos erradicar a cultura do medo em nossas empresas. Outras ações para busca de estímulos é o desenvolvimento de projetos de inovações, abrindo canais de comunicação para acolhimento das ideias, e acima de tudo buscando implementar treinamentos e capacitações para aumentar capacidade de raciocínio e desenvolvimento de novas formas de trabalho e soluções para nossos clientes.


Ser criativo é não se deixar se envolver por soluções complexas e buscar nos pequenos detalhes uma resposta simples e que venha entregar a solução ideal para o seu cliente.


Podemos criar departamento de projetos:


* "Dores" de nossos personas

* Produtos e serviços

* Processos internos

* Comunicação mercadológica

* Diferencial competitivo sustentável e técnico



Podemos observar em todos os processos acima descritos como essenciais para que possamos alinhar a nossa CULTURA ORGANIZACIONAL as todas demandas comportamentais e técnicas do processo de INOVAÇÃO de sua empresa.


Não confunda a necessidade de inovação com a capacidade financeira de investimento. Precisamos da tecnologia, mas antes dela buscar uma essência verdadeira da CURIOSIDADE, de estar sempre olhando para um processo com desejo de melhorar e estarmos sempre a frente de nossos concorrentes.




Você se identificou com alguns pontos abordados nesse artigo ? Deixe seus comentários, a sua opinião é muito importante para nossa empresa.



Autor: José da Silva Girão Júnior

Empresa: Girão consultoria

Contato: (85) 9 9190 1801



Disponibilizamos produtos digitais realizando analogia entre corpo humano e nossas empresas. Click na imagem abaixo e adquira o seu !













28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page