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GESTÃO ÁGIL E SEUS VALORES



Gestão ágil e seus valores. No processo de gestão organizacional, veem ocorrendo mudanças bruscas em um curto espaço de tempo. A tecnologia veio para impor suas demandas e velocidade, e como no modelo BANI, o mundo passa por transformações contínuas, considerando suas características de fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensível.

Todas estas características são meramente reflexos dos processos de progresso das tecnologias disruptivas e suas interações com humanas. Estamos à mercê de influências e tendências globais de modelos comportamentais.

Os desafios não se fazem apenas ao entendimento básico de questões financeiras, marketing e vendas, mas sim, na atenção as necessidades comportamentais e técnicas.

Em alguns processos de consultoria, infelizmente percebo que em muitos os casos não há nenhuma existência de estrutura básica de gestão tradicional. A administração de empresas necessita de um maior engajamento e profissionalização de modelos organizacionais que estejam adequados a esta perspectiva pós pandemia.


Acredito que muitos aqui já ouviram falar no termo Gestão Ágil. O que poucos sabem é que a sua origem ocorreu na cidade de Utah, USA no ano de 2001. Neste encontro tiveram 17 profissionais do ramo de software, e ali nasceu o MANIFESTO ÁGIL.

Este documento é composto por 4 valores :


1 – Indivíduos e interações humanas mais que processos e ferramentas

Não estamos anulando processos e ferramentas, mas que a valorização do humano e suas interações são FUDAMENTAIS. A utilização das tecnologias é um caminho sem volta! Esta nos traz benefícios das Disrupções online, para conexão e entendimento deste novo modelo de padrão de consumo. O grande desafio é mesmo nesse contexto tecnológico, mas sem perdemos a sensibilidade e contato humano com nossos personas.

2 – Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Documentos e formalizações são parte de qualquer processo de vendas, para garantia de segurança jurídica para ambas as partes. Este valor traz a a mensagem de que mais importante que processos de formalização, é assegurar de que a solução proposta por sua empresa está FUNCIONANDO. O sucesso de nossas vendas e conquistas do Market share está diretamente ligadas as conexões e soluções propostas por nossas organizações. Neste processo é necessário criarmos uma estrutura de comunicação junto ao persona com propósito de SEMPRE estarmos ouvindo e construindo novas formas de desenvolver nossa proposta com respeito e participação dos nossos clientes.

3 – Negociação com o cliente mais que negociação de contratos

Atuação comercial de forma colaborativa entre empresa e cliente. Muitos vendedores focam na segurança financeira da assinatura de um contrato. Este valor em especial não está descartando a importância de formalização jurídica. O contexto pós pandemia gera muita desconfiança e fragilidade financeira. Se o foco for no contrato e não nas soluções funcionais e suas condições, a sua perfomance de fechamento de orçamentos será bem abaixo da média. Construa um elo de confiança onde a assinatura de um contrato será uma mera formalização e não uma garantia de que todas as partes irão cumprir suas obrigações “escritas”.

4 – Responder a mudança mais do que seguir um plano

Estarmos constantemente se adaptando as tendências e realizando correções dos planos a seguir. Já passou o tempo em que o sucesso de sua empresa estava balizada na disciplina de seguir estas ações até final do ano em questão. Hoje o foco é totalmente o contrário ! O planejamento continua sendo elaborado, mas não com estruturas fixas! A cada mês são realizadas revisões através de um sistema de informações e tendências para serem incrementadas. Hoje a probabilidade de sucesso não está na sua disciplina, mas sim na sua atitude de buscar sempre reajustar as demandas constantes em nossos mercados com uma base chamada Q.A.


Vamos entender melhor o que seria o Quociente de adaptabilidade (Q.A.). Uma empresa tem que criar um ambiente de business intelligence, para estar sempre melhorando suas ações e execuções em um ambiente altamente volátil. Trata-se de estarmos atentos a todos os aspectos comportamentais de nossos colaboradores, fornecedores, clientes e acionistas. Precisamos captar informações, trata-las e utilizar como matéria prima de melhorias comportamentais e tecnológicas.


Trata-se de um assunto abrangente e que iremos continuar abordando aqui em nosso site. Deixe seus comentários, sua opinião é muito importante para nossa empresa.

Caso tenham interesses em aprofundar esse assunto nos métodos de gestão de seu negócio, entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião online sem compromisso !!


José Girão

Consultor e palestrante

GIRÃO CONSULTORIA



Contatos:

giraoconsultoria@gmail.com

WhatsApp: (85) 9 9190 1801



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