top of page
  • giraoadm

Estruturando o seu negócio.

Atualizado: 8 de jun. de 2022




Em palestras ou em salas de aula, sou questionado sobre esta questão. O primeiro passo é estar seguro deste grande passo que irá dar em sua vida profissional e pessoal. Algumas questões são fundamentais antes de tomar a decisão de abrir seu próprio negócio:

1 Estou preparado para sair da minha zona de conforto ?


A vida do empreendedor não é fácil. A grande maioria possui o péssimo hábito de se inspirarem em pessoas de sucesso que vieram “de baixo”, tendo seu foco de observação apenas nas vitórias. Esta é apenas a ponta do iceberg.

Temos que ter a consciência de que a “segurança” de um salário no final de cada mês não existe mais nesse novo contexto. Pelo contrário, aqui o céu é o limite !


2 O que é preciso para escolher o segmento para abrir meu negócio ?


Vamos começar pelo que não se deve fazer ! Observar o mercado de uma forma míope e decidir o seu negócio olhando apenas pelo lucro ou que você acredita que seja. A verdade é que todos os negócios que desenvolvem expertise, estratégia e gestão, irão ter sucesso.

A dica é optar por um nicho que você já possua prévio conhecimento e que goste do assunto. Os resultados financeiros são consequências e não uma obsessão.


3 - Devo iniciar sozinho ou com uma sociedade ?


Quando decidimos empreender com um sócio (a), é bem verdade que a princípio é positivo em alguns aspectos:


· Soma de capitais e conhecimentos

· Cada um na sua área e aprendizado mútuo

· Processo de decisão compartilhado


Por outro lado, requer quesitos para que esta sociedade possa gerar frutos:



· Afinidades e confiança

· Maturidade e saber ouvir

· Assumir riscos e dividir ganhos


4 - O que é capital de giro e como calcular ?


Vamos entender a sua importância fazendo uma analogia com um mergulhador profissional. Para a sua segurança todos os equipamentos são vistoriados. O plano de mergulho é calculado com o tempo de permanência submerso. Neste momento é averiguado se o cilindro de oxigênio possui essa autonomia e se os equipamentos para aferição da pressão estão funcionando corretamente.


O que este cenário tem conexão com o capital de giro ?


Tudo! Quando o profissional desce nas profundezas dos oceanos, o tempo de mergulho tem que estar conectado com a quantidade de oxigênio no seu cilindro. Uma empresa antes de mergulhar no seu mercado terá que ter calculado corretamente o seu capital de giro, para não faltar “oxigênio” ou capital para que o negócio possa amadurecer e andar com suas próprias pernas.


5 - Abrir marca própria ou franquia ?


A decisão de abrir um negócio através de uma franquia poderá ser uma atitude de sucesso ou do seu fracasso, vai depender de saber escolher a melhor opção.


Pontos positivos:


· Notoriedade da marca

· Expertise de modelo de negócios

· Apoio logístico e de sistemas de controles

· Identidade visual e redes sociais

· Maior poder de barganha junto aos grupos de franqueados

Pontos negativos:


· Poder de decisão reduzido

· Diversificação produtos/serviços dependente

· Taxa de franquia em %

· Altos custos de projetos e padrão da loja

· Imagem do seu negócio atrelada a “desconhecidos”



Tirar seus sonhos do papel requer acordar e colocar mão na massa. Procure antes de investir, avaliar todas as variáveis macro ambientais e micro ambientais. Desenvolva capacidades de gestão financeira, gestão de pessoas e marketing.


Administre a sua ansiedade com um bom planejamento estratégico e capital de giro. Este por sinal é que irá trazer sossego neste início desafiador de qualquer negócio.


Caso tenham interesse nesse assunto e queira se aprofundar, procure a nossa equipe. Trabalhamos nas áreas financeiras, marketing e desenvolvimento humano. Dispomos de um banco de horas acessível ao seu potencial de investimento.



José Girão

Consultor e palestrante

GIRÃO CONSULTORIA



Contatos:

giraoconsultoria@gmail.com

WhatsApp: (85) 9 9190 1801

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page