DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NOS NEGÓCIOS – IMERSÃO ONLINE
- giraoadm
- 17 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Empreender nunca foi fácil ! Hoje é muito mais complexo e existe um divisor de águas chamado COVID-19. O planeta se viu na necessidade de modificar comportamentos estimulados pelo contato com a tecnologia, seja na vida das pessoas e das empresas.
Todas as questões que serão abordadas nesse artigo não é criação exclusiva da pandemia. Nenhuma novidade do antes e depois, mas sim uma aceleração !
Em um passado próximo empreender exigia algumas caraterísticas básicas. Podemos citar a coragem, determinação e criatividade. Posso lhes assegurar que apenas estas não são suficientes para obter sucesso no novo contexto de negócios. A alta velocidade de mudanças e tendências estão cada vez presentes em um curto espaço de tempo.
A pandemia nos trouxe uma redução drástica na renda dos consumidores de todo o planeta. Empresas se viram na necessidade de ajustar preços, custos e margem de lucros, para atender a nova demanda de capacidade pagamento de seus respectivos personas. No aspecto financeiro para essa jornada se faz necessário entendimento de conceitos básicos de desenvolvimento dos custos variáveis, fixos e sua margem de contribuição. Hoje não é aceitável correr riscos precificando seus produtos e serviços olhando o seu concorrente. No marketing uma nova forma de conexão com o cliente se criou, e continua se modificando. As redes sociais transformaram os meios de comunicação e relacionamentos pessoais e profissionais. Nossas empresas precisam entender primeiramente quem é seu persona, para depois implementar o seu planejamento de mídia online, conectando seu ambiente online e físico.
Essa construção se faz no seu entendimento, comunicar com seu cliente externo e interno ( colaboradores) na mesma proporção. O Marketing irá realizar a ponte da essência de sua empresa, através de seus funcionários e clientes. Para isso devemos desenvolver um projeto de Business Intelligence, buscando através de um simples sistema de Power BI, montar uma estrutura de mineração de dados para que possamos filtrar o grande tsunami de dados causados pelo fenômeno da Big data. O resultado desta grande estrutura de tratamento de informações é que irá alimentar a nossa estratégia de fidelização e prospecção ( Clientes externos) e do Endomarketing ( nossos funcionários ). A área comercial é conhecida como a hora da verdade. É onde colocamos na prática a segurança financeira dos calculos de lucratividade e a conectividade de nossa empresa junto ao mercado consumidor. Em uma peça de teatro, onde o marketing são os ensaios, a área de vendas é a encenação do espetáculo. Esta área possui grande desafio de preparação, pois vender hoje é muito mais difícil do que há 10 anos atrás. O cliente possui o poder de barganha e o controle de informações através da internet, exigindo ao extremo a sua capacidade de persuasão e conhecimento sobre o seu produto ou serviço. Vamos falar sobre o contexto destas transformações, a Disrupção tecnológica. Na prática, trata-se de uma quebra ou ruptura de padrões elaborados pela inovação tecnológica. No mundo dos negócios possuímos a obrigação de estarmos atentos a todas as tendências e a imersão online de nossos projetos profissionais. Infelizmente muito de nossos empresários acreditam que pelo fato de terem um perfil de Instagram já estão na vanguarda de todas as demandas atuais, e não estão !
Podemos considerar que sua loja está inserida nesse contexto, caso exista uma ponte ou canal de vendas funcionando de fato ! Não adianta ter WhatsApp comercial se o tempo de resposta é alto. Podemos citar até casos em que o cliente entrando em uma loja física se sente um verdadeiro "fantasma" devido a falha e agilidade no atendimento, imaginem no mundo online !
Precisamos entender que não é necessário apenas de investimento de canais e tecnologias. É necessário também:
· Estruturação de Ominchannel
· Colaboradores treinados e dedicados – Rápida resposta
· Controle de estoque online x off-line - Logística
· Marketing de conteúdos - Conexão
· Agilidade no delivery – Entrega
Podemos considerar estes desafios como básicos para pensar em continuar no jogo.
Pedimos que deixem seus comentários. A sua opinião é muito importante !
Autor:
José Girão
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