top of page
  • giraoadm

Tecnologias disruptivas e velocidade dos negócios


Consideramos que o mundo não é mais o mesmo, desde o aparecimento do termo “big data”. Este fenômeno não aconteceu de repente, mas sim através de um processo de evolução das chamadas Revoluções Industriais.

A primeira com base na energia do vapor. A segunda considerada a era da ciência, fomentada pela eletricidade. A terceira denominada de era da computação. A quarta revolução industrial caracterizada pela era da informação e tecnologia.

Tecnologias disruptivas

São aquelas que revolucionam, de maneira significativa, a solução que era anteriormente utilizada ou simplesmente cria um mercado, produto ou serviço. Podemos afirmar que são estas que irão fomentar o ambiente propício para o desenvolvimento dos sistemas Cyber – Físicos.

Sistemas Cyber-físicos

Trata-se da integração que envolvem COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO e CONTROLES. Em resumo podemos dizer que é a capacidade de nossas empresas em trazer a realidade do mundo físico para os ambientes digitais.

Nossas empresas necessitam entender o contexto, antes mesmo de se adequarem tecnologicamente. Importante absorver o que denominamos de modelo mental. Desenvolver a implantação da essência e a importância destas transformações para as nossas organizações. Pensamentos e atitudes necessitam estarem alinhadas e direcionadas para este novo modelo de gestão.

Uma observação relevante para este assunto é que são estas evoluções tecnológicas que influenciam comportamentos e contribuem para formação e mutação de modelos de mundo tendo como exemplos do V.U.C.A e B.A.N.I.

Vamos entender melhor quais seriam estes sistemas?

Big Data e Small Data

É resultado do avanço da tecnologia da informação. Aqui estamos mencionando áreas de hardware e velocidade internet.

Início da produção de grandes proporções de dados a partir do advento das redes sociais e outros canais online. Possui no foco desta etapa o VOLUME de dados. Quanto mais, MELHOR!

Esta realidade se transformou, e entramos na nova era de dados. Estamos falando da Small data. Aqui a essência não é o volume, mas sim a sua variedade com origem em diversos tipos de fontes.

Business Intelligence ou Analytics

Inteligência artificial desenvolvida para melhorar a capacidade de captação, armazenamento e mineração de dados. Neste contexto importante da presença do cientista de dados, do especialista em gestão e o desenvolvimento de Algorítimos, Machine Learning e Deep learning.

IOT – Internet of thinks

A internet das coisas é a base de sustentação das fontes de todos dados e informações geradas pela Big data/Small data. São sensores utilizados para captação, seja através da simplicidade de um relógio GPS, de um celular, câmeras ou sensores industriais.


Manufatura aditiva e subtrativa

A maioria das pessoas não saberiam do que se trata com essa nomenclatura. E se eu dissesse IMPRESSÃO 3D, todos saberiam do que se trata. A evolução desta tecnologia já conseguiu imprimir um prédio de 5 andares na China.

Internet 5 G

Tecnologia e velocidade de conexão. Importantíssima para que todos os sistemas online possam funcionar. Para se ter uma idéia do que seria a diferença da atual para a nova tecnologia, podemos usar exemplo do tempo para baixar um filme blu-ray de 25 GB. A tecnologia 4g baixaria este conteúdo em aproximadamente 35 minutos. A 5 G faria este mesmo download em apenas 21 segundos.

Armazenamento em nuvem

Todos conhecemos pela tecnologia Cloud. Uma revolução no quesito armazenamento. Em tempos atrás era necessário investimento altíssimo em espaços físicos para se obter uma boa capacidade de banco de dados. Hoje se é possível alugar espaços digitais e assim aumentar a segurança no manuseio e integridade de todas as suas informações.

Realidade virtual e aumentada

Excelente ferramenta de conexão cognitiva entre o mundo real e o virtual. A realidade aumentada é a tecnologia que permite a criação de elementos virtuais sobre a realidade física, como se fosse um holograma . A realidade virtual tira o usuário completamente do mundo físico, e o ‘tele transporta’ para um ambiente em que esta pessoa não está presente fisicamente.

Em resumo podemos dizer que todas as transformações tecnológicas possuem impactos diretos em nossa forma de enxergar o mundo e de fazer negócios.

Precisamos entender o contexto e nos readaptarmos a esta velocidade, para que possamos recuperar a nossa capacidade de conexão e resultados financeiros.

Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto deixe seus comentários abaixo.

Em caso de readaptar a sua empresa a esta nova realidade, entre em contato com nossa equipe através de nossos canais:

WZP: (85) 99190 1801

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.



22 visualizações0 comentário
bottom of page