top of page
  • giraoadm

A Receita do sucesso existe?

Atualizado: 2 de mar. de 2023


Muitos alunos e clientes perguntam qual é a chave do sucesso na ambiência profissional? Percebo nos olhos de todos que me fazem este questionamento a decepção quando respondo com toda a sinceridade que, “Não existe uma fórmula para o sucesso!”. Gosto de utilizar o exemplo de uma receita pão.

A receita para busca de sua liberdade financeira através do trabalho possui inúmeros ingredientes e formas de preparo. O grande segredo é você encontrar o equilíbrio entre todos estes itens de composição e o tempo necessário para cada "Fornada".

Quais são estes ingredientes ? Irei descrever a receita do meu “pão” para que tenhamos uma direção e que você possa construir a sua própria receita.


Preparação da massa: Sovar

Para iniciarmos todo o processo é preciso incluir 3 colheres de chá de autoestima. Você tem que se convencer de que merece tudo de bom e melhor, e para isso precisamos olhar para o mundo com postura de confiança e merecimento.

O segundo momento é a realização do estudo de viabilidade do seu negócio. Toda a massa necessita de descanso e este tempo para nossos negócios e fundamental. Para cada produto ou serviço precisamos avaliar todas as variáveis de custos e o potencial de preço. Trata-se do cálculo da margem de contribuição com inclusão do seu mark-up. Aqui iremos garantir a qualidade da massa do seu produto ou segurança financeira de sua lucratividade.


Sabor

Etapa fundamental para que possa degustar de sua obra prima. Todo produto culinário é essencial que expresse de fato o sabor que está inserida a sua proposta. Para a sua receita de sucesso sugiro que você inclua 1 copo de 200 ml de propósito. É aqui que você irá conectar a sua essência com a proposta de entrega de sua idéia para o seu persona.

Fermento

Todos temos a informação de que para o crescimento de uma massa é necessário fermento biológico. Para a nossa receita de sucesso iremos incluir as seguintes porções para que possamos ver nossos projetos crescerem:


Iniciamos com plano de negócios, estruturando neste a sua identidade corporativa ( Missão, visão e valores), planejamento financeiro, plano de marketing e vendas. Aqui iremos avaliar todas as diretrizes para estruturação do seu projeto. Precisamos identificar o seu persona, e através dele realizar todos os desdobramentos estratégicos para desenvolvimento de marca e metas de Market share. Todo este processo envolve construção e conexão entre modelos físicos e online com nossos clientes. Utilizo o BUSINESS MODEL CANVAS como uma ferramenta de visualização do plano de negócios, para que seja claro e de bom nível de absorção para todos os envolvidos.

Tempo de preparo

Para que o nosso pão esteja pronto é necessário a escolha certa da temperatura do forno e o seu tempo.

Para os negócios e carreira, são necessários que tenhamos uma boa quantidade de paciência e capital de giro. É importante que no plano de negócios seja contemplado o tempo de retorno para que possa preencher as lacunas naturais de qualquer negócio em seu período inicial. Precisamos desse aporte financeiro para que possamos construir autossuficiência operacional, ou que denominamos do período em que a empresa começa a se pagar !

Nesta fase o mais importante não é tanto a velocidade ( caso tenha feito calculos corretos para seu capital de giro), mas sim estarmos indo para o destino correto.

No caso do preparo de pão temos os monitores do forno que irão nos dar todas as informações necessárias para entender que já está pronto para o consumo.


É fundamental criarmos uma cultura de resultados, com respeito e sensibilidade de entendimento dos limites e desafios humanos. Na Girão Consultoria utilizo a metodologia ágil OKR.


Para o monitoramento de nossas metas e objetivos iremos criar KPI (Índices de perfomance chaves). Semelhante ao painel do forno para acompanharmos temperatura e tempo, em nossas empresas são desenvolvidos ÍNDICES de resultados para cada ambiência de sua gestão. O monitoramento e leitura requer atitude e estratégia para mudar a direção, caso esta esteja indo para resultados abaixo de suas expectativas.

Precisamos entender que cada negócio possui a sua própria identidade e DNA. É importante que para bom desempenho de nossas empresas, buscarmos aprimorar habilidades do gestor, conforme as novas necessidades exigidas pelo mercado fruto da evolução tecnológica e do mundo BANI.

A Girão consultoria oferece para você uma MENTORIA para desenvolvimento na formação de gestores para colocá-lo de vez conectado com este novo mundo de negócios em formação.


Contatos:


WZP: (85) 9 9190 1801

Instagram: @giraoconsultoria_oficial



Autor: José da Silva Girão Júnior



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page