• giraoadm

Receita do sucesso existe?


Muitos alunos e clientes me perguntam qual é a chave do sucesso na ambiência profissional? Percebo nos olhos de todos que me fazem este questionamento a decepção quando eu respondo com toda a sinceridade que, “Não existe uma fórmula para o sucesso”. Gosto de utilizar o exemplo de uma receita pão.

A receita para busca de sua liberdade financeira através do trabalho possui inúmeros ingredientes e formas de preparo. O grande segredo é você encontrar o equilíbrio de todos os seus ingredientes, e não observar o processo de elaboração do “pão do outro.”

Quais são estes ingredientes ? Irei descrever a receita do meu “pão” para que tenhamos uma direção e que você possa construir a sua própria receita.

Preparação da massa: Sovar

Para iniciarmos todo o processo é preciso incluir 3 colheres de chá de autoestima. Você tem que se convencer de que merece tudo de bom e melhor, e para isso precisamos olhar para o mundo com postura de confiança e merecimento.

O segundo momento é a realização do estudo de viabilidade do seu negócio. Toda a massa necessita de descanso e este tempo para nossos negócios e fundamental. Para cada produto ou serviço precisamos avaliar todas as variáveis de custos e o potencial de preço. Trata-se do cálculo da margem de contribuição com inclusão do seu mark-up. Aqui iremos garantir a qualidade da massa do seu produto ou segurança financeira de sua lucratividade.

Sabor

Etapa fundamental para que possa degustar de sua obra prima. Todo produto culinário é essencial que expresse de fato o sabor que está inserida a sua proposta. Para a sua receita de sucesso sugiro que você inclua 1 copo de 200 ml de propósito. É aqui que você irá conectar a sua essência com a proposta de entrega de sua idéia para o seu persona.

Fermento

Todos temos a informação de que para o crescimento de uma massa é necessário fermento biológico. Para a nossa receita de sucesso iremos incluir as seguintes porções para que possamos ver nossos projetos crescerem:


Iniciamos com plano de negócios. Aqui iremos avaliar todas as diretrizes para estruturação do seu projeto.


O segundo ingrediente é o plano de marketing. Precisamos identificar o seu persona e através dele realizar todos os desdobramentos estratégicos para desenvolvimento de marca e metas de Market share. Todo este processo envolve construção e conexão entre modelos físicos e online com nossos clientes.

Tempo de preparo

Para que o nosso pão esteja pronto é necessário a escolha certa da temperatura do forno e o seu tempo.

Para os negócios ou sua carreira é necessário que tenhamos uma boa quantidade de paciência e capital de giro. É necessário que no plano de negócios seja contemplado o tempo de retorno para que possa preencher as lacunas naturais de qualquer negócio em seu período inicial. Precisamos desse aporte financeiro para que possamos construir autossuficiência operacional, ou que denominamos do período em que a empresa começa a se pagar !

Nesta fase o mais importante não é tanto a velocidade ( caso tenha feito calculos corretos para seu capital de giro), mas sim estarmos indo para o destino correto.

No caso do preparo de pão temos os monitores do forno que irão nos dar todas as informações necessárias para entender que já está pronto para o consumo. Em nossas empresas precisamos criar dispositivos de monitoramento KPIs ou aprimorarmos para o que denominamos de OKR. Trata-se de elaboração de painéis de resultados para que possamos entender sua evolução e aplicarmos ações corretivas para o crescimento do negócio.

Precisamos entender que cada negócio possui a sua própria identidade e DNA. É necessários que para bom desempenho de nossas empresas é fundamental aprimorarmos as habilidades do gestor conforme as novas necessidades exigidas pelo mercado fruto da evolução tecnológica e do mundo BANI.

A Girão consultoria oferece para você uma MENTORIA para desenvolvimento na formação de gestores para colocá-lo de vez conectado com este novo mundo de negócios em formação.


Contatos:


WZP: (85) 9 9190 1801

Instagram: @giraoconsultoria_oficial



Autor: José da Silva Girão Júnior

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo