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Endomarketing. Conectando pessoas e expectativas.



Quando realizamos trabalho de marketing , a primeira percepção que observamos do ponto de vista do cliente é que se trata de um projeto que será elaborado para identificar mercado potencial de clientes e se conectar a eles através de uma estratégia de prospecção inteligente. Este conceito está correto, mas incompleto!

Quando nos referimos ao CLIENTE, não podemos apenas enxergar o que denominamos de externos, ou seja, aqueles que irão adquirir nossos serviços e produtos no mercado consumidor. Os clientes INTERNOS ou colaboradores são tão importantes e estratégicos quanto ao citado anteriormente.

A palavra endomarketing já traduz de forma simples o que é trabalho do marketing com foco interno (Endo). Vejamos abaixo as especificações para posicionarmos melhor nossos conhecimentos.



A ilustração da figura 1 mostra de uma forma bem didática os campos de atuação estratégica de uma empresa na ambiência externa e interna.

O ambiente foco do nosso assunto de hoje são os cuidados e a sua estratégia com ambiência interna. Refiro-me duas variáveis fundamentais na gestão de uma empresa, PESSOAS e PROCESSOS ! Precisamos nos conscientizar de que todas as estratégias traçadas decorrente de um excelente trabalho de marketing externo somente terão resultados, se a empresa souber conquistar a participação e engajamento de seus funcionários. Trata-se de uma CONQUISTA e não imposição!


Antes mesmo de colocarmos nossos produtos ou serviços no mercado consumidor, temos que desenvolver trabalho para que nossos funcionários compre a idéia e passem pela experiência de consumo do que propomos ao mercado. Para você ter sucesso na arte de vender, tem que fazer com que todos na organização compre a idéia antes !

O segundo passo é desenvolver uma cultura de diagnóstico. Temos que ter consciência de que somos treinados e exigidos para darmos resultados, mas não somos uma máquina. Seres humanos possuem limitações, problemas, desejos e frustações. É necessário ficarmos atentos até que ponto a saúde mental de nossos colaboradores estão afetando a sua felicidade e consequentemente a produtividade. Este estudo irá nos oferecer um direcionamento para que possamos fazer do ambiente corporativo um lugar agradável e acolhedor mesmo diante de todos os desafios e metas a cumprir.

É através das informações do diagnóstico é que iremos formatar equipes multidisciplinares denominada SQUADS, para cada projeto de desenvolvimento. Serão traçadas metas para elaboração de ações, atividades com objetivos claros e que possam solucionar todos os pontos de melhorias identificadas no processo de falhas e necessidades.

Após descrevermos quais as ações serão necessárias implementar em nosso ambiente interno, iremos elaborar a estruturação das campanhas. Aqui é fundamental alinharmos os objetivos de cada ação, a comunicação e seus meios de propagação interna.


No exemplo da figura 2, podemos constatar etapas importantes para configuração de uma campanha. A primeira é identificarmos o objetivo ! O que buscamos de resultados com essa ação específica ? Neste caso em especial é melhorarmos a integração interna com a participação de familiares.

O título da campanha é importantíssimo para fazer a conexão com nosso objetivo. Quando escolhemos o tema minha família, meu porto seguro estamos apreciando o que temos de maior valor em nossas vidas, nossa família!

A formatação seria como iremos realizar. As imagens dos familiares e textos escritos com profundidade e amor é que irá dar liga a campanha.

E os canais seria o meio como será propagada a campanha. O foco aqui é buscar escalabilidade, ou seja, que a informação alcance maior número de colaboradores. É necessário entender cada departamento e acessos para que possamos desenvolver canais que possam chegar ao nosso persona interno. Podemos utilizar “chão de fábrica” que não possuem acesso a intranet ou e-mails. Nestes casos podemos desenvolver cartazes ou painéis off-line para esse publico em especial. Para o restante da empresa podemos nos servir dos canais online que já fazem parte no universo cognitivo dessas pessoas.

E para finalizar temos que monitorar resultados e percepções. Qual a efetividade da campanha na vida de nossos colaboradores ? O envolvimento emocional e a percepção de união e colaboração melhoraram ?

Enfim, nenhuma estratégia seja em qualquer empresa ou segmento pode dar certo sem o envolvimento do seu colaborador. Somos uma empresa formada por seres humanos, com suas cargas emocionais e desejos profissionais.


Vamos valorizar clientes internos para que estes possam desenvolver uma conexão humanizada com nossos clientes externos e que a sua essência humana seja nosso principal diferencial competitivo.

Caso tenham interesse nesse assunto e queira se aprofundar, procure a nossa equipe. Trabalhamos nas áreas financeiras, marketing e desenvolvimento humano. Dispomos de um banco de horas acessível ao seu potencial de investimento.




(85) 9 9190 1801


Autor: José da Silva Girão Júnior

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