Educação e Liderança
- giraoadm
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Fontes: CNN; BBC; Mirror; Revista Crescer.
Outros acessos do conteúdo:
Vídeo: https://youtu.be/nbLuMjYaMFk
Joe Whale passou boa parte da infância sendo repreendido. Para muitos professores, seus desenhos no meio da aula eram apenas "bagunça" ou falta de foco. Mas o que parecia distração era, na verdade, o nascimento de um artista. Hoje, o mundo conhece o Doodle Boy. A virada de chave não foi técnica, foi humana: alguém decidiu parar de enxergar um "problema de comportamento" e escolheu apostar na criatividade. O resultado? Uma parceria global com a Nike.
A história do Joe nos dá um choque de realidade. O mundo está mudando em uma velocidade que a gente mal consegue acompanhar. Tudo parece frágil, a ansiedade bate à porta e as receitas de sucesso do passado já não garantem mais nada no futuro. Onde antes existia uma linha reta, hoje existe o caos e a inovação.
O ponto é, não dá mais para preparar nossos jovens usando moldes de cem anos atrás. Em uma era dominada por robôs e inteligências artificiais, o que vai nos manter relevantes não é a nossa capacidade de decorar fórmulas, mas o que nos torna essencialmente humanos, a nossa capacidade de criar e a nossa liberdade de pensar.
A Nike não contratou o Joe porque ele sabia desenhar círculos perfeitos, mas porque ele tinha uma linguagem própria. Ela enxergou o talento porque já se adaptou a essa nova cultura, enquanto muitos de nós ainda estamos tentando "corrigir" o aluno que rabisca no caderno.
Estamos passando por uma crise de mão-de-obra, que é um fenômeno mundial e que está sendo debatido na NRF 2026, na cidade de Nova York, USA. Quando não conseguimos o compromisso e resultados de nossas lideranças, não se trata apenas dos questionamentos das características das novas gerações, mas principalmente de uma falha estrutural da formação de nossos alunos na fase das escolas.
Precisamos de metodologias que ensinem o jovem a dominar a tecnologia, mas sem nunca perder o domínio sobre a própria imaginação.
No fim das contas, a pergunta que fica é, quantos "Doodle Boys" estamos silenciando hoje por falta de um olhar mais atento?
José Girão Júnior
Fundador e Diretor Girão Consultoria.
(85) 9 9190 1801
@giraoconsultoria_oficial
Click no link e tenha acesso as obras do professor:







Comentários