Demandas Estratégicas
- giraoadm
- 1 de jul. de 2023
- 4 min de leitura

Neste artigo iremos desenvolver as 5 principais demandas para uma gestão conectada com novos modelos de gestão e que estão se modificando rapidamente a cada processo de implementação tecnológica e comportamental.
ID. CORPORATIVA
Refiro-me a missão, visão e valores. Muitos clientes relatam que suas empresas possuem e mostram um quadro em destaque ou uma pintura para todos que chegam a sua empresa possam ver. Existe, mas não passa de uma mera paisagem ou belas palavras para efeito de observar e admirar.
A missão é a tradução da entrega que sua empresa pretende ser vista pelo mercado. Podemos identificar sendo a semente do diferencial competitivo ou do desenvolvimento de valor que, vai além das características de seu produto ou serviço.
A visão é o referencial de alinhamento. Em que direção, patamar e prazo a empresa pretender chegar ? Estas informações precisam estar claras para todos os funcionários, e principalmente fazer com que participem ativamente dessa jornada.
O valor é o caminho traçado pela empresa para todos os comportamentos éticos junto aos seus clientes, fornecedores, governo, colaboradores, comunidade, meio ambiente e sociedade.
INOVAÇÃO
O avanço da tecnologia e suas interferências nos modelos comportamentais fazem com que necessitamos estar atentos as tendências ocorridas no ambiente online e off-line. Para tal são estes fatores que irão moldar nosso processo de decisão e atitudes na ambiência pessoal e profissional.
Estamos falando da Big Data, que produz um “tsunami” de dados, seja através do avanço da internet 5G, IA, Redes sociais, IOT ( Internet das coisas ), Impressão 3D, Realidade aumentada e virtual. Trata-se das conhecidas tecnologias disruptivas, que atuam como uma quebra ou ruptura dos padrões e que vem ocorrendo em uma velocidade extrema.
Em qualquer porte ou segmento precisamos nos readequar a este novo modelo de mundo. A solução para todos estes desafios tecnológicos chama-se BUSINESS INTELLIGENCE ou ANALYTICS. É o desenvolvimento de uma estrutura de captação, armazenagem, mineração e visualização de DADOS gerados pela tecnologia, e que possa através de um sistema integrado identificar insights ou comportamentos padrões para a sua tomada de decisão.
PESSOAS
A essência e a alma do seu projeto empresarial. O conceito de mercado se trata de uma relação de troca monetária ( Dinheiro ) por soluções ou resoluções de necessidades (Produtos e serviços ), através de pessoas ( Oferta ) vendendo para pessoas ( Demanda ), e nesse aspecto podemos identificar alguns personagens.
CLIENTES INTERNOS OU COLABORADORES Considero o primeiro cliente em que a sua empresa precisa conquistar! Precisamos implantar em nossas empresas uma cultura colaborativa, estimulando a criatividade, autonomia, através do salário financeiro e emocional. Para isso podemos desenvolver um programa de ENDOMARKETING.
CLIENTES EXTERNOS OU PERSONAS
Refiro-me aos consumidores finais ! Neste ponto é essencial a realização do estudo profundo de suas características. Não podemos limitar apenas as informações tradicionais, mas principalmente seus desejos, medos, objetivos profissionais etc. Este trabalho é para que desenvolva o alinhamento da comunicação junto a este publico específico, e aprimorar a nossa conexão com o mercado. Entendemos mesmo que seja realizado um excelente trabalho de viabilidade financeira e expectativa de uma margem de lucro, este resultado somente irá se concretizar com a confirmação da venda !
PARCEIROS E FORNECEDORES
Faz parte do processo organizacional. É essencial criarmos um ambiente de parceria para que nenhuma etapa da cadeia do processo seja interrompida. Aqui envolve a disponibilidade do produto/serviço, e principalmente uma negociação que possa trazer viabilidade financeira para ambas as partes.
LIDERANÇA
Peça chave para qualquer organização ! Início esse tema afirmando que é mito dizer que a liderança é NATA, já nasce com ela ! Outro aspecto que precisamos enfatizar é que não possui nenhuma conotação com hierarquia ou cargo ocupado. A liderança é mais do que isso.
O líder necessita de alguns pré-requisitos:
· Experiência e disponibilidade para ensinar;
· Desprovido de qualquer vaidade, o time é mais importante;
· Coerência no que pensa, diz e faz;
· Lealdade e senso de equipe, essencialmente uma pessoa de caráter;
· Ética em todos os aspectos técnicos e humanos;
· Precisa ser fonte de inspiração para todos.
ESG
Tema relevante e estrategicamente IMPORTANTE para sobrevivência de qualquer organização empresarial no planeta. A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
É uma questão enxergar de forma sustentável a continuidade da humanidade. Se este fato não for suficiente para lhe convencer em aderir a essa realidade, podemos também dizer que as novas gerações de consumo estão diretamente ligadas com essa demanda, buscando realizar um processo de compra totalmente voltado defender seu planeta. Estas pessoas desenvolveram hábitos de investigação para cada empresa, na questão ambiental. Seja de forma direta ou indireta, todas as organizações, para exercer a sua função de produzir e entregar utilizará de matérias primas ou interferências no meio ambiente.
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
No início da revolução industrial, a questão de cuidar de pessoas não acontecia nem dentro das próprias indústrias. O trabalho era de total exploração, fazendo que estas trabalhassem até 18 horas por dia. Nesse primeiro período em que a maioria das famílias saíram dos campos para as cidades, com a esperança de melhorarem suas condições de vida, não deram muito certo. A demanda por trabalho era muito maior que a oferta por empregos, e o desemprego ocasionou acumulo da pobreza nas grandes cidades.
O tempo foi passando e novas etapas da revolução industrial também. Com isso nasce um novo olhar para a questão dos direitos humanos, não se limitando ao ambiente interno das indústrias, mas sim de toda amplitude social que envolve assuntos empresariais e políticas públicas.
A sustentabilidade social é a contrapartida que nossas empresas precisam oferecer a sociedade diante do que se propõem a realizar em sua vida empresarial. O papel da redução das desigualdades sociais em nosso planeta precisam ser mais exigidos de nossos políticos, como também de nossas empresas para que possam participar em conjunto nesta responsabilidade que são de todos.
GOVERNANÇA
Avaliamos as esferas administrativas, considerando a independência e diversidade do conselho, política de remuneração dos cargos, transparência e ética da instituição. Podemos também enfatizar o trabalho na proteção de dados e privacidade de informações de nossos colaboradores e clientes.
A sua empresa já despertou para estas 5 grandes atitudes deste novo milênio ? Participe e deixe abaixo seus comentários !
Autor: José da Silva Girão Júnior
Empresa: Girão consultoria
Contato: (85) 9 9190 1801
Disponibilizamos produtos digitais realizando analogia entre corpo humano e nossas empresas. Click na imagem abaixo e adquira o seu !







Comentários