COMO TRACIONAR RESULTADOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- giraoadm
- 3 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2025
Desenvolvendo um Modelo de Gestão
O planejamento Estratégico é um documento de direcionamento de ações voltadas para crescimento, com base nas expectativas da alta gestão enlaçadas aos diagnósticos e projeções do ambiente. A entrega deste relatório é apenas o início de todo o processo!
O maior desafio é na prática de como “tirar o planejamento do papel”.
O primeiro passo é desenhar e comunicar de forma clara e didática a pirâmide que enfatiza Estratégico, o Tático e o Operacional. Para cada ambiência iremos estruturar o modelo de gestão ou conjunto de reuniões para desenvolvimento e acompanhamento de todas as ações desenvolvidas no Planejamento Estratégico.
Estratégico:
Nesta iremos implementar as reuniões de diretoria e conselho. A sazonalidade dos encontros da diretoria é semanal e do conselho mensal. Para cada reunião existem suas peculiaridades e monitoramentos. Em regra, podemos afirmar de que se trata do guardião dos balizadores estratégicos, comunicação, governança, alinhamentos de projetos e expansões.
Tático/Gerencial:
Reuniões entre gestores e lideranças com sazonalidade semanal. As pautas serão diretamente interligadas entre o estratégico e o tático. Possui o papel de traduzir as diretrizes gerais em objetivos específicos, metas e indicadores de cada setor. Esta etapa iremos preparar nossas equipes e monitorar resultados para cumprimento ao “sonho maior da empresa”.
Operacional:
Reuniões diárias com acompanhamento in loco da eficiência dos processos e a eficácia e resultados da equipe. É onde a mágica irá acontecer.
Para acompanhamento de resultados temos também a RMR.
RMR – Reunião mensal de resultados
Com sazonalidade mensal iremos trazer mediante a participação de todos os gestores e lideranças os resultados do mês.
O maior desafio deste trabalho é o entendimento e engajamento dos gestores/líderes. Na maioria das vezes observamos que muitos gerentes cancelam suas reuniões estratégicas para focar no operacional, ou seja “APAGAR FOGO”. É necessário acreditar no processo e desenvolver a cultura do planejamento em todos os níveis de gestão, para que assim possamos tirar o máximo de resultados do Planejamento Estratégico.
PROF. JOSÉ DA SILVA GIRÃO JÚNIOR - CRA CE 6424
Palestrante e consultor
(85) 9 9190 1801 - WhatsApp
@giraoconsultoria_oficial - Instagram
@girao.palestrante - Instagram
Click no link e tenha acesso as obras do professor:
Gestão e Corpo humano - Coração
Gestão e Corpo humano - Órgãos sensoriais
Finanças descomplicadas - Seu guia pessoal
Experiência do cliente para bares e restaurantes
Marketing odontológico







Comentários