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COMO ESTÁ O “CORAÇÃO” DE SUA EMPRESA ?

Como está o coração de sua Empresa ? Vou fazer um convite para que possamos mergulhar no universo da biologia corporativa. O que seria isso ? Trata-se de uma analogia entre o corpo humano e nossas empresas. Vamos utilizar da estrutura e conceitos biológicos para explicar e melhorar a gestão de nossas empresas.

O coração é um músculo que tem por uma das principais finalidades bombear nosso sangue para todo corpo. O sangue de nossas empresas é o FATURAMENTO.

A circulação na estrutura coronariana ocorre da seguinte forma:


1 – Entrada de sangue venoso no Átrio direito

2 - E no ventrículo direito bombeia para alvéolos pulmonares

3 – No pulmão o sangue é filtrado, sangue arterial ( rico em o2)

4 – Sangue arterial entra pelo Átrio esquerdo

5 – E no Ventrículo esquerdo é bombeado para resto corpo.

Este complexo processo de filtragem e bombeamento também ocorre em nossas empresas.

O sangue venoso é o Faturamento bruto. Essa entrada de fluxo não reflete em nenhum momento o que de fato fica na organização. Da mesma forma que o sangue venoso entra rico em CO2, o faturamento poderá estar também dando entrada com margem de lucro negativo.

Vamos entender como funciona o coração de nossas empresas.

Circulação do faturamento em nosso negócio:

1 – Entrada de faturamento no caixa da empresa

2 - É no contas a receber que organizamos todas as entradas

3 – O contas a receber bombeia valores para auditores financeiros

4 – Realizada auditoria de margens, damos entrada no financeiro

5 – E no financeiro repassa relatórios diretoria executiva

6 – Da executiva toma decisão bombear resultados toda a empresa Esse processo realizado por nosso coração organizacional é FUNDAMENTAL para a saúde de nossas empresas. Em muitos clientes da consultoria não possuem nenhum dispositivo de monitoramento de seus lucros líquidos e muito menos de auditoria de margem de contribuição.

Precisamos auditar se os preços de seus produtos e serviços estão cobrindo seus custos e despesas fixas. É aqui que começamos a colocar a sua empresa no viés de lucro.

O primeiro momento é identificar Margem de contribuição atual. Quais os meus serviços e produtos que estão com margem negativa ? Após este diagnóstico grave de enfermidade organizacional, iremos proceder correções necessárias para que possamos trabalhar com lucros.

Esta correção se faz necessário ter profundos conhecimentos da sua persona, para que possamos realizar precificação estratégica que lhe traga lucro e que o seu cliente pague !

O que adianta ter uma boa margem de lucro se não efetiva sua venda ? Estamos falando também do aspecto de elasticidade de preços. Os produtos ou serviços elásticos são aqueles não essenciais e que são sensíveis a qualquer mudança de preços. Os inelásticos possuem características essenciais e que mudança de preço não altera muito a sua linha de demanda.

Outro aspecto importante neste processo de correção é entender a diferença entre preço e valor. Preço é o que o cliente paga, valor é o que ele de fato leva. Temos que elaborarmos o algo a mais para que gere valor para o seu cliente. Este processo envolve autoridade, qualidade de suas entregas de soluções, sua credibilidade e aspectos de garantias. Trata-se de criarmos diferenciais competitivos ampliados mesclando todos os quesitos de recompra e aquisição de novos clientes.

Após essa leitura recomendamos fazer um Check up no coração de sua empresa. Nossa consultoria disponibiliza:


· Tele consulta ( Atendimento via online )

· Consultoria ( Tratamento de sua organização )

· Mentoria ( Tratamento comportamental dos gestores)

(85) 9 9190 1801


Autor: José da Silva Girão Júnior



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