• giraoadm

Qual é o tamanho dos seus sonhos?

Qual é o tamanho dos seus sonhos ? Logo nas primeiras abordagens no contato com meus clientes consigo perceber que os reais problemas não estão apenas nos processos internos ou em falhas de comunicação com o mercado. A questão pode ser muito mais grave! Trata-se de baixa autoestima de nossos empreendedores que decidem por entrar nos desafios de gerar seu próprio negócio não por um propósito, mas sim por falta de emprego e opção naquele difícil momento.

A decisão para investir em seu negócio próprio não pode esta por uma mera questão emergencial. É por esse motivo que percebemos que a energia utilizada para levantar a sua microempresa nestes casos podem vir contaminadas por fracassos durante todo o seu processo de evolução. A decisão em buscar a sua liberdade financeira através de um empreendimento precisa-se de algumas ações fundamentais:


· Qual o papel da sua empresa e sua entrega para o planeta?

· Desenvolver a conexão entre propósito profissional e pessoal.

· Entender os riscos e amenizá-los.

· Desenvolver o DNA de sua empresa: Missão, visão e valores

· Motivação através de um propósito que tenha real valor Em se tratando de motivação, não conheço nenhum empresário que conseguiu atingir o sucesso empresarial apenas com ímpeto do retorno financeiro. Em todas as palestras ou aulas que realizo e diante da minha experiência de 23 anos na ambiência dos negócios, posso afirmar que o retorno material é uma consequência de suas ações, estratégias e processos de decisão e nunca o FOCO.

Em um artigo que produzi PESSOAS FORTES E GESTORES EQUILIBRADOS, traz algo que muitos empreendedores pecam antes de abrir seus negócios. Refiro-me ao processo de autoconhecimento necessário para que possa entender todas as suas habilidades, necessidades de melhorias e principalmente qual o seu papel neste planeta e suas metas e objetivos. Entendam que pessoas e gestores são únicos e a condição psicológica do primeiro irá refletir diretamente na capacidade de crescimento do segundo.

Para iniciarmos esse desenvolvimento importantíssimo para o teu sucesso profissional é preciso responder: Qual é o tamanho dos meus sonhos ?


O primeiro passo é desenvolver a sua capacidade de imaginação, o que seria isto? É a sua habilidade em fechar os olhos e facilmente projetar em sua mente como gostaria de estar daqui há 10 anos em sua empresa. É verdadeiramente criar uma projeção de prosperidade não apenas em imagens, mas principalmente SENTIR a sensação do seu sucesso! Este processo não é tão fácil de realizar tendo em vista que você terá que estar bem centrado e conhecedor de onde pretendes chegar. E nesta etapa muitos tentam auto sabotar apenas conseguindo projetar, mas não sentir. É processo que precisa de muita transparência e lealdade consigo mesmo.

A segunda etapa é saímos da inspiração para transpiração. Já tive muitos contatos com pessoas de altíssimo desenvolvimento neste processo de entendimento, mas que não consegue colocá-los em prática. No mundo dos negócios identificamos muitos sonhadores, mas que não conseguem abrir os olhos e materializá-los! É necessário nesta etapa termos conhecimentos de qual a distância em que estamos de nossa atual situação para onde desejamos chegar. Trata-se de diagnóstico situacional onde iremos através da construção dos KPIs (Key performance indicator) para pontuar qualitativamente e quantitativamente o que iremos precisar realizar. Para um maratonista que tem por necessidade correr mais de 42 km é se concentrar em cada km focando sempre no próximo adiante. Todo o negócio é como uma semente que plantamos. Importante escolher as melhores sementes, preparar o solo, buscar informações do clima e tempo e monitorar o seu crescimento.

Nesta longa caminhada é preciso desenvolver a resiliência e principalmente o controle de nossas ansiedades. Aqui irei considerar uma importante observação: “Faça o seu planejamento estratégico, mas viva um dia de cada vez!”.

A grande maioria das pessoas que de forma correta investem no futuro de sua empresa através de planos estruturados nas áreas de gestão empresarial, erram em alimentar a sua ansiedade olhando para as ações e investimentos necessários futuros e negligenciando o AGORA.


Procure primeiramente se encontrar como ser humano e criar ligação de seus propósitos pessoais com a sua empresa. O ponto chave do seu sucesso empresarial é fazer com que seus sonhos também tenha conexões e motivações com todos que fazem parte de sua equipe. Esse sentimento traduz o que chamamos de ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, que faz todos caminharem na mesma direção para realização de todos nossos desejos.


O propósito dessa vida não é simplesmente pagar boletos, você merece muito mais ! Desenvolva a sua autoestima e realize todos os seus sonhos.


Caso tenham interesse nesse assunto e queira se aprofundar, procure a nossa equipe. Trabalhamos nas áreas financeiras, marketing, desenvolvimento humano e comercial. Dispomos de um banco de horas acessível ao seu potencial de investimento.



girao.adm@gmail.com

www.giraoconsultoria.com.br

(85) 9 9190 1801


Autor: José da Silva Girão Júnior

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo